flor Notícias

Entrevista TV Vanguarda - Testamento Vital

A tabeliã Laura Vissotto foi entrevistada pelo jornalista Carlos Abranches para o Programa Vanguarda Comunidade do dia 23/02/2011 sobre o tema Testamento Vital.

 

O Testamento Vital é um documento que permite ao paciente, antecipadamente, expressar a sua vontade quanto às diretrizes de um tratamento médico futuro, caso fique impossibilitado de manifestar a sua vontade em virtude de acidente ou doença grave.

 

Através desta escritura é possível, por exemplo: (i) declarar se deseja doar órgãos para transplante; (ii) declarar se deseja ser cremado e onde devem ser jogadas as cinzas; (iii) manifestar-se quanto à recusa em submeter-se a: prolongamento da vida de modo artificial, às custas de sofrimento, tentativa de ressuscitação, respiração artificial, quimioterapia, radioterapia, transfusão de sangue, hemodiálise, transplante de órgãos, dentre outros; (iv) deixar instruções sobre a aplicação ou não de determinado tratamento em caso de acidente, cirurgia, coma, dano cerebral irreversível, doença crônica incurável, patologia em fase terminal, etc.

 

Trata-se de ato personalíssimo e revogável a qualquer tempo que deve ser feito pessoalmente pelo próprio interessado.

 

A formalização do ato perante um Tabelião de Notas assegura a autenticidade, capacidade, identificação da parte, ausência de vícios na formação de vontade e garante o arquivamento eterno do documento e a possibilidade de expedição de certidão futura.

 

O valor do ato é tabelado por lei em todos os cartórios do Estado: R$ 267,92.

 

Se você deseja maiores informações sobre o assunto, entre em contato com a escrevente Carla Brum, através do telefone: 12 – 3202-5542 ou do e-mail: carlabrum@1cartoriosjc.com.br

 

Voltar às notícias Compartilhe ou salve em seus favoritos:
Mais... Stumble It Compartilhe no Google Compartilhe no Delicious Compartilhe no Twitter Compartilhe no Facebook Imprimir Email This

 

  Home         Voltar