florDÚVIDAS FREQUENTES


● Certidão: Como solicitar a 2ª via de um documento lavrado em cartório?


A certidão consiste na reprodução fiel de um instrumento público lavrado pelo notário. A mesma corresponde à 2ª via de um documento, é dotada de fé pública e tem o mesmo valor do ato notarial originário.


Em caso de perda ou extravio de um instrumento público notarial é possível solicitar uma certidão do ato (ex: escritura, procuração, testamento, etc).


Não é possível solicitar certidão de documento particular cuja cópia foi autenticada ou cuja firma foi reconhecida em cartório pois, neste caso, o documento não fica arquivado em cartório.Atenção: Caso você esteja recebendo multas de um carro já vendido, solicite uma certidão do Termo de Comparecimento no cartório onde foi feito o reconhecimento de firma da venda do veículo para encaminhá-la ao Detran a fim de comprovar a venda e se livrar das infrações de trânsito cometidas pelo novo proprietário.


● Prazo: Qual é o prazo para expedição de uma certidão?


A certidão deverá ser fornecida no prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis contados da data do pedido e poderá ser expedida na forma reprográfica.


● Legitimidade: Quem pode requerer certidão de um ato notarial?


Qualquer pessoa pode requerer certidão de um ato notarial, independentemente do motivo ou interesse.


● Solicitação de certidão: Como proceder para solicitar uma certidão deste cartório?


A certidão poderá ser solicitada pessoalmente ou on line. (Clique aqui)


Solicite a sua certidão através deste site, informando os dados do ato notarial desejado (tipo de ato, livro, fls., outorgante e outorgado) e os seus dados para contato (nome, endereço, e-mail e telefone), e receba a mesma confortavelmente em sua casa, por correio ou motoboy. 

● Preço: Quanto custa uma certidão?

O valor é tabelado por lei em todos os cartórios do Estado: R$ 64,51 + despesas de correio e motoboy (caso o interessado opte pelo serviço de entrega).

O pagamento da certidão e despesas de envio deverá ser realizado através de depósito bancário identificado no Banco Bradesco S/A, agência  0225, conta corrente 382040-8, CNPJ 50.460.757/0001-36, em nome de 1º Tabelião de Notas de São José dos Campos.
O comprovante de pagamento deverá ser enviado para o e-mail: certidao@1cartoriosjc.com.br. O interessado deverá informar o endereço de entrega e a opção escolhida: (a) entrega por motoboy em São José dos Campos, (b) entrega por correio – Sedex, ou (c) retirada no cartório.
 
 
● É possível solicitar certidão de outros Cartórios de Notas do Estado de São Paulo e retirar em São José?
 
Agora você pode solicitar uma certidão de qualquer ato notarial lavrado em outro cartório de notas do Estado de São Paulo sem necessidade de se deslocar ou de contratar intermediários.
Peça aqui a sua certidão de outra cidade e retire neste cartório.
Você pagará o valor da certidão emitida pelo outro cartório conforme tabela de emolumentos local + o valor da nossa certidão (R$64,51) e economizará tempo e despesas de correio e despachantes.
Consulte-nos para maiores esclarecimentos.

● Onde posso solicitar uma certidão de Registro Civil, Imóveis ou Protesto?
 
REGISTRO CIVIL – www.registrocivil.org.br
- solicitação online de 2ª via de certidões de casamento, nascimento e óbito de mais de 11 Estados do Brasil (receba em casa ou retire no cartório).
 
REGISTRO DE IMÓVEIS – www.registradores.org.br
- solicitação de certidões de matrículas online sem intermediários
 
PROTESTO – www.protesto.com.br
- Pesquisa sobre a existência de Protesto: busca gratuita por CPF/CNPJ
- Certidões da Capital sem intermediários
 
WWW.CARTORIOSP.COM.BR
- site oficial dos cartórios do Estado de São Paulo
- informação sobre localização de cartórios e serviços

 

 

  Home         Voltar